http://memoriadevalor.segurosunimed.com.brMuito comum na esfera corporativa,

Muito comum na esfera corporativa, a cultura organizacional é primordial para pequenas e grandes organizações, afinal, trata-se do conjunto de orientações que vão guiar o comportamento dos diretores e colaboradores.

Todas as empresas têm uma cultura, mesmo que não tenham ainda estabelecido critérios, nem definido as diretrizes que indicarão os rumos e objetivos a serem atingidos. Pequenas empresas, por exemplo, normalmente, fluem mais pela mentalidade e valores dos seus idealizadores ou sócios”, diz Reinaldo Passadori, CEO da Passadori Comunicaçao, Liderança e Negociação.

A principal condição da cultura organizacional passa por estabelecer as formas de pensar e agir no cotidiano. Passadori aponta missão, visão e valores como as três bases tradicionais que caracterizam a cultura.

Além disso, a cultura organizacional contempla o tipo de empresa que se pretende ter: mais ou menos conservadora, focada em resultados e lucro em primeiro lugar, sem regras limitadoras em relação a horários, meios de comunicação interna, imagem, embalagem dos seus produtos ou dos meios de divulgação etc.”, explica.

No universo corporativo existem alguns tipos de cultura organizacional:

  • cultura de poder: liderança mais rígida e voltada a resultados. Geralmente, cria forte competitividade entre os membros e também conflitos;
  • cultura de tarefas: os profissionais são avaliados por sua capacidade de solucionar problemas;
  • cultura de papéis: analisa os colaboradores pelo desempenho dentro do grau hierárquico;
  • cultura de pessoas: empresa tem plena consciência da importância de valorizar cada funcionário, proporcionando plano de carreira e outras práticas para desenvolver e reter

Ter uma cultura organizacional bem definida e forte aproxima a corporação dos objetivos estabelecidos, além de, poder melhorar o atendimento ao cliente, a liderança de equipe e padronizar as ações e decisões. Ademais, auxilia no posicionamento de mercado, captação de novos clientes e reconhecimento na sociedade.

Como empregar o conceito de cultura organizacional em negócios de saúde?

Segundo Francianne Abrantes, consultora empresarial e educadora corporativa da Negócio de Valor, na área da saúde existem grandes processos e protocolos técnicos e pouco direcionamento para deixar claro ao paciente qual é a missão da empresa.

A cultura organizacional deve transbordar nas atitudes de todos que se relacionam com o cliente. Sua implantação se dá pela preparação de conteúdo documental, na qual diretores e líderes estabelecem a cultura que será seguida e, mediante a regra escolhida, treinar os funcionários e prestadores de serviços para que todos possam se adaptar e executar a cultura”, justifica.

O aperfeiçoamento da cultura organizacional passa pela revisão dos padrões de pensamento e a busca por inovação conforme a movimentação do mercado, mas com ponderação para não ocultar os valores definidos anteriormente.

“É importante ressaltar que existe um esforço grande dentro das empresas brasileiras em humanizar cada vez o seu olhar para o recursos humanos, pois são eles que geram resultados e são eles que estão em contato com o cliente”, finaliza.