Novo produto incentiva estratégia da Atenção Primária à Saúde

Em sua essência, a Atenção Primária à Saúde (APS) é uma estratégia de cuidado que busca oferecer um olhar integral da saúde dos pacientes, em vez de apenas tratar isoladamente doenças ou condições específicas de saúde. Ela é o primeiro ponto de contato, oferecendo atendimento abrangente, acessível e baseado no acompanhamento constante das necessidades de saúde de uma pessoa ao longo de sua vida.

Com o objetivo de se posicionar como empresa que valoriza e incentiva esse modelo assistencial efetivo, a Seguros Unimed lança o Cuidar Mais. Trata-se de um produto inovador, idealizado com base nos pilares da APS, com a finalidade de promover o cuidado integral, preventivo e acessível.

O beneficiário é acompanhado por equipes multidisciplinares, compostas por médico de família, enfermeiro e outros profissionais de saúde que atuam na coordenação do cuidado. O contato com essa rede é feito por uma plataforma digital, que viabiliza o acesso às redes de clínicas de especialidades e prontos-socorros de referência.

Desenvolvido com o propósito de entregar um serviço mais assertivo em relação ao diagnóstico, o beneficiário do Cuidar Mais inicia o primeiro atendimento geral de forma online. Caso necessário, ele será encaminhado a uma especialidade indicada pelo próprio médico de família, que coordena toda sua jornada no âmbito da rede prestadora.

“O médico também tem acesso às informações do quadro do paciente. Assim, ele consegue fazer um ‘filtro’ e saber a melhor indicação para o beneficiário naquele momento. Se for o caso, direciona para um especialista ou consegue medicá-lo com base nas informações obtidas na consulta e no histórico de atendimentos”, explica Rodrigo Aguiar, superintendente Comercial de Saúde e Odontologia da Seguros Unimed.

Nova perspectiva para a saúde

O modelo assistencial baseado em APS segue 4 princípios fundamentais:

1 – Acesso, com a disponibilização constante para o paciente de uma equipe multiprofissional;

2 – Coordenação do cuidado, com o gerenciamento de todos os níveis de atenção ao paciente;

3 – Continuidade do cuidado, com a manutenção do vínculo com o indivíduo ao longo do tempo;

4 – Integralidade, que diz respeito ao atendimento de todas as necessidades de saúde, considerando os aspectos biológicos, psicológicos e sociais.

O lançamento do novo produto representa uma inovação na forma de encarar a saúde e segue uma tendência de mercado de oferecer um cuidado mais efetivo aos pacientes, com um acompanhamento ao longo de toda a vida (do nascimento à velhice) e custo acessível.

 

(https://conexao.segurosunimed.com.br/novo-produto-incentiva-estrategia-da-atencao-primaria-a-saude/)