Usar a tecnologia para proporcionar um atendimento cada vez mais personalizado é a proposta do SorrIA, plano recém-lançado pela Unimed Odonto, que utiliza dados coletados pela Tina, consultora virtual de saúde bucal. A Inteligência Artificial está disponível gratuitamente dentro do Super App, que pode ser personalizado para cada Singular e já tem mais de 3 milhões de usuários cadastrados.
“O nosso objetivo é desenvolver um trabalho que vá muito além do atendimento convencional, proporcionando mais integração e coordenação da jornada assistencial de nossos clientes, por meio da combinação de tecnologia e cuidado personalizado com foco na promoção da saúde bucal”, disse Fábio Nogi, superintendente de Inovação e Odontologia da Seguros Unimed.
As informações dos usuários são obtidas por meio de interações por texto com a Tina, que fornecerá dados relevantes para a identificação de riscos de desenvolvimento de doenças bucais. Desse modo, é possível entender as necessidades individuais do usuário e elaborar orientações personalizadas, como, por exemplo, a hora de realizar um exame de rotina, uma consulta preventiva ou um tratamento específico.
Tecnologia
O plano SorrIA oferece um check-up odontológico digital também utilizando uma ferramenta de visão computacional por meio da parceria com a startup DIO Inteligência Odontológica. Além de proporcionar mais precisão ao diagnóstico, possibilita ao beneficiário o conhecimento de sua situação bucal e o acompanhamento das etapas de seu tratamento.
Mais benefícios
Além do “kit de boas-vindas”, os beneficiários recebem orientações via e-mail e aplicativo. O plano da operadora odontológica do Sistema Unimed também contará com o novo benefício epharma, extensivo a todos os clientes. Dentre as vantagens, ele oferece descontos de até 80% em medicamentos, em mais de 36 mil lojas em todo o Brasil. Também oferece orientações farmacêutica e psicológica.
“Esse produto tem como proposta oferecer ao beneficiário a assistência odontológica pautada no cuidado prévio, por meio de uma Jornada de Promoção e Prevenção à Saúde Bucal. Com diferenciais, o produto permite que todo o tratamento seja monitorado, menos burocrático, mais simples e acessível”, destacou Rodrigo Aguiar, superintendente Comercial e de Produtos Saúde e Odonto da Seguradora.
Projeto piloto
Para entender a aceitação do produto e a interação dos pacientes com todos os recursos disponibilizados, o SorrIA está sendo implementado como um projeto piloto, em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. Após validação, a expectativa é iniciar a expansão para outras cidades do Estado, a partir de janeiro de 2024.
“Como estamos falando de um produto inovador na odontologia, a forma de comercialização também contará com uma venda consultiva, a fim de dar clareza e reforçar a importância de cada etapa da jornada, bem como os ganhos. Acreditamos muito nessa proposta e, em breve, esperamos expandir para mais regiões”, finalizou Aguiar.