“Isso de querer ser exatamente aquilo que a gente é ainda vai nos levar além”. Paulo Leminski

 

O marco de 30 anos da Seguros Unimed significa, até mais do que a própria celebração, uma volta às origens. Reminiscências que não são apenas olhar para o passado, mas referenciais e fundamentos para o futuro.

A seguradora reafirma sua identidade e seu diferencial. Direciona o próprio desenvolvimento de maneira sustentável, segue o ideário cooperativista. É o momento da maturidade institucional.
Cuidar para transformar. Olhar para o futuro.

Tudo começou em 1969 com a fundação da União dos Médicos – Unimed – em Santos (SP), com base nos princípios do cooperativismo, para resgatar a ética e o papel social da Medicina, contra a mercantilização da prática na época.

video

As cooperativas de trabalho médico – Unimeds – espalham-se pelo país. Para garantir proteção à classe médica, especialmente ao crescente número de cooperados, é idealizada a criação de uma seguradora, em 1989.

Desde o início, a companhia percebeu a importância de atuar junto, fazer parte do projeto cooperativo que conduz todo o Sistema Unimed.

Da entrada no ramo Vida até a concepção de planos de saúde e previdência privada para a classe médica, a Seguradora contou com a força da marca Unimed. É o entendimento da intercooperação.
E alcançou notável desenvolvimento.

A receita? Saúde. O médico torna-se agente fundamental não só de sustentação das cooperativas, mas também para impulsionar a Seguradora. É o modelo de gerar serviços e potencializar negócios dentro do próprio Sistema Unimed, compartilhando novos conceitos e tecnologias.

É isso que significa a celebração dos 30 anos. É essa consciência, essa clareza de quem somos. E quem somos é o que vai nos fazer seguir adiante.

Para preservar e disseminar o conhecimento gerado nessa trajetória, o Centro de Documentação e Memória – o Memória de Valor – é fonte de aprendizado e inspiração para planos e ações do presente e do futuro.