Seguros Unimed é a ‘Mais Incrível em Employee Experience’ e vice-campeã entre os ‘Lugares Mais Incríveis para Trabalhar’ no país

O cuidado está no DNA da Seguradora e começa junto aos seus colaboradores, transformando o ambiente de trabalho da empresa há mais de 30 anos.

Desde 2016, a percepção das pessoas sobre o clima organizacional cresceu 20 pontos e
o resultado operacional 218%, demonstrando o impacto do engajamento na produtividade
e nos resultados.
 

A Seguros Unimed tem uma visão clara sobre o clima organizacional: um ambiente saudável, estimulante e que gere significado para os colaboradores favorece o engajamento e leva à inovação, à produtividade, e aos melhores resultados. A Seguradora foi reconhecida como a empresa ‘Mais incrível em Employee Experience’ e conquistou o 2º lugar entre os “Lugares Mais Incríveis para Trabalhar” (categoria de empresas com porte médio, em número de colaboradores). O anúncio foi realizado no dia 01 de dezembro de 2020, durante cerimônia online de premiação, uma iniciativa do UOL em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA/USP) e a FIA Employee Experience.

Desde 2016, a percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho e o clima organizacional cresceu 20 pontos. No mesmo período, o resultado operacional registrou alta de 218% até o último exercício. Em 2020, a organização apresentou crescimento em todas as dimensões avaliadas pela pesquisa: Liderança, Saúde, Segurança e Qualidade de Vida, Educação Corporativa, Estratégia e Objetivos, Sustentabilidade e Diversidade, Carreira, Comunicação Interna, Reconhecimento e Recompensa, Participação e Autonomia, Processos e Organização, Relações Interpessoais e Employer Branding.

“Este prêmio reflete a avaliação técnica e isenta da qualidade dos nossos programas e, sobretudo, a confirmação de que essa qualidade é percebida e valorizada por um time incrível, que representa a alma da Seguros Unimed”, avalia o diretor-presidente da Companhia, Helton Freitas. Ainda segundo ele, “é dessa forma que construiremos o nosso futuro, trabalhando por um mesmo propósito, em conjunto e com felicidade, para viabilizar mais saúde e proteção financeira às pessoas e às instituições”.

Ao longo do ano, a Seguradora estabeleceu um plano estratégico para o enfrentamento da crise de Covid-19, tendo como premissa a saúde dos colaboradores e a proteção dos empregos; a continuidade das operações e a garantia dos atendimentos aos clientes em todo o país; a aceleração digital; e a ética e integridade na gestão e nas relações. Além disso, optou por manter seus projetos estratégicos e os programas de gestão de pessoas e de responsabilidade social, mesmo à distância.

“O cuidado com as pessoas sempre esteve muito presente na Seguros Unimed. E esse cuidado foi intensificado em um período em que nossos colaboradores e clientes mais precisaram. Vivenciamos os nossos valores na prática e foi um caminho natural manter ativa a nossa construção diária e coletiva de um ambiente saudável, estimulante, produtivo e com entregas de excelência aos nossos clientes e acionistas”, revela o superintendente de Pessoas, Processos e Qualidade da Seguradora, Eduardo Ribas de Castro.

O diretor Comercial e de Marketing da Seguros Unimed, Luiz Paulo Tostes Coimbra, também foi homenageado na premiação como o ‘CEO Mais Incrível’, considerando a sua atuação à frente da Unimed Volta Redonda.

Histórias de um time incrível

Atuando na área de Tecnologia há quase sete anos, o especialista em Segurança da Informação e em Gerenciamento de Projetos, Fernando Herculin, investiu no seu desenvolvimento e alcançou a posição de coordenador de Tecnologia (Infraestrutura) neste ano. “Trabalho em uma empresa que oferece ótimos incentivos para que as pessoas se desenvolvam e trilhem a sua jornada de crescimento na organização. Busco sempre ‘abraçar’ as oportunidades e, neste ano, mesmo em um período complicado no país, tive o meu trabalho ainda mais reconhecido”, contou Fernando Herculin.

O colaborador faz parte de um time que trabalhou intensamente, especialmente em março, quando a Companhia colocou mais de 1,4 mil pessoas em sistema de home-office em apenas dez dias, assegurando a saúde de todos diante de uma crise sanitária sem precedentes.

Conheça o prêmio

O prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar é uma iniciativa da FIA Employee Experience (FEEx), realizada em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA/USP) e o UOL. A FEEx é uma das pesquisas de clima mais conceituadas do país e dá continuidade ao trabalho já realizado pela fundação, há mais de 30 anos, na análise do ambiente de trabalho das organizações brasileiras – 23 deles em parceria com a Revista Você S/A, premiando as 150 Melhores Empresas para Trabalhar.