OCB celebra 50 anos de história

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) acaba de completar 50 anos de história no país. A entidade iniciou a sua trajetória no dia 2 de dezembro de 1969 e surgiu para substituir e unificar a Associação Brasileira de Cooperativas (ABCOOP) e a União Nacional de Cooperativas (Unasco). Nas últimas cinco décadas, a OCB tem focado a sua atuação na promoção, sistematização e representação das demandas das cooperativas espalhadas nos diversos ramos da economia brasileira.

Em destaque está a atuação da organização na concepção da lei 5.764/71, que disciplinou a criação de cooperativas com a instituição de um regime jurídico próprio. Outro momento marcante foi a reformulação das regras para o setor na constituição de 1988, que tirou alguns pontos restritivos da lei anterior. Em 1995, a relevância da OCB e o desenvolvimento do cooperativismo brasileiro foram internacionalmente reconhecidos. No mesmo ano, Roberto Rodrigues, ex-presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, foi eleito o primeiro não europeu a presidir a Aliança Cooperativista Internacional (ACI).

OCB e o Sistema Unimed

A importância da Organização das Cooperativas Brasileiras para o crescimento do Sistema Unimed é notável. O processo de reorganização da representação cooperativista em nível nacional foi fundamental para a expansão do cooperativismo médico.

A entidade é parceira estratégica da Seguros Unimed, que tem grande parte dos seus negócios focados em atender as demandas em seguros das cooperativas. A Seguradora, assim como o Sistema Unimed, faz parte do movimento SomosCoop, lançado pela OCB para difundir o modelo cooperativista como alternativa sustentável para o desenvolvimento econômico e social.