Linha do Tempo
Cooperativismo de trabalho médico: o ideal maior
No início dos anos 1970, com o enfraquecimento do setor cooperativista, dividido entre as duas instituições representativas da época, origina-se a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), entidade que passa a congregar todas as cooperativas brasileiras, de todos os ramos.
O cooperativismo de trabalho médico é concebido em Santos, pouco antes da criação da OCB, quando da instalação do polo petroquímico na Baixada Santista. Surgem várias empresas oferecendo planos particulares de saúde aos funcionários das grandes corporações – a chamada medicina de grupo -, mas nem todas idôneas.
Criação da Seguradora: benefícios para a classe médica
A Seguradora nasce na virada da década de 1990, num ponto de inflexão do Sistema Unimed. Ocorre em um momento de transformação no mercado, com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), a abertura política pós-democratização e a Constituição de 1988.
Aprendizado e estruturação do negócio: visão empresarial
É o instante de afirmação da Seguradora perante o Sistema. Ela se estrutura com profissionais especializados para consultorias nas áreas comercial, jurídica a atuarial.
Em 1995, a Unimed Seguradora passa a atuar no ramo previdenciário, com o lançamento nacional do plano Unimed Previdência Privada.
O Brasil torna-se mercado.
Crescimento e consolidação: visibilidade no mercado
Chegou a hora da expansão e reestruturação, da predominância de visão empresarial rumo ao mercado.
Começa-se a ter visão de grandes negócios. Tem-se a noção de profissionalização do ponto de vista de estrutura de RH, política, visão-valores, planejamento estratégico. Prepara-se a companhia para existir no mercado segurador.
Cooperar para crescer: reafirmação às origens
O período de 2015 ao atual é o de uma nova visão planejada: o resgate da essência cooperativista. Repensar e reorientar os negócios. Voltar o foco para os segmentos do próprio sistema, para as cooperativas e para o mercado de saúde. A consolidação crescente desse movimento é que vai permitir a retomada dos resultados.
Existem dois pilares na jornada estratégica da Companhia: intercooperação e inovação.